A- A+
Ambiente do Participante

PSS Seguridade Social > Seguridade > Imposto de Renda – declaração de ajuste > Perguntas frequentes Imposto de Renda

Seguridade

Perguntas frequentes Imposto de Renda

Participantes Assistidos e Pensionistas (suplementados)

Pergunta: Recebo mensalmente o beneficio da PSS e gostaria de saber como posso ter acesso ao meu comprovante para declaração do imposto de renda.

Resposta: Os comprovantes de rendimento são enviados pelo Correio e também estão disponíveis em nosso site:  www.pssnet.com.br  em “AMBIENTE DO PARTICIPANTE”.

Participantes Ativos

Pergunta: Como posso aproveitar o benefício fiscal no imposto de renda de minhas contribuições para a PSS?

Resposta: Se você faz a declaração do imposto de renda no formulário do modelo completo, as contribuições efetuadas para a Previdência Complementar até o limite de 12% (doze por cento) da renda bruta tributável podem ser deduzidas da base de cálculo de imposto. Para isso informe os valores no código “Contribuições a Entidades de Previdência Privada”.

Pergunta: Sou participante ativo e funcionário de uma das patrocinadoras da PSS e preciso do comprovante de rendimentos com os valores das contribuições que fiz, como posso obtê-lo?

Resposta: As contribuições feitas para a PSS são informadas pela sua empregadora no mesmo comprovante de rendimento dos salários pagos.

Pergunta: Sou participante ativo e funcionário de uma das patrocinadoras da PSS e não encontrei  no site o comprovante de rendimentos do imposto de renda com o valor de minhas contribuições para a PSS.  Como devo proceder?

Resposta: Os comprovantes disponíveis no site são destinados apenas aos participantes que recebem mensalmente um benefício da PSS. No caso de participantes ativos as contribuições feitas para a PSS são informadas pela sua empregadora no mesmo comprovante de rendimento dos salários pagos.

Pergunta: Devo declarar no imposto de renda o saldo e rendimento de minhas cotas da PSS?

Resposta: Não, você não deverá lançá-los na declaração de imposto de renda.

Somente devem ser declarados, o valor total de suas contribuições que constam no comprovante de rendimentos recebido de sua empregadora e/ou a soma dos boletos pagos como autopatrocinado.

Participantes em Beneficio Proporcional Diferido ( vesting )

Pergunta: Sou participante em Beneficio Proporcional Diferido ( vesting ) vou receber o Comprovante de Rendimentos da PSS?

Resposta: Para o participante que não realizou contribuições para a PSS durante o ano não há valores para serem declarados. Caso tenha feito durante alguns meses do ano contribuições como empregado você deverá informar o valor que consta no comprovante de rendimentos que sua empregadora lhe enviou.

Participantes em Autopatrocinio

Pergunta: Sou autopatrocinado como faço para saber o valor a ser informado na declaração?

Resposta: No caso de autopatrocínio deve-se informar a soma dos valores pagos no período através dos boletos. Caso tenha feito durante alguns meses do ano contribuições como empregado você deverá informar também o valor que consta no comprovante de rendimentos que sua empregadora lhe enviou.

Participantes que resgataram suas cotas

Pergunta: Resgatei minhas cotas da PSS, como devo declarar no imposto de renda este valor?

Resposta: A PSS enviará em seu endereço um comprovante de rendimentos com os valores das quotas resgatados e respectivo imposto de renda retido que devem ser informados em sua declaração de imposto de renda.

Saldo e Rendimento

Pergunta: Devo declarar no imposto de renda o saldo e rendimento de minhas cotas da PSS?

Resposta: Não, você não deverá lançá-los na declaração de imposto de renda. Apenas declare, caso tenha pago no ano, o valor total de suas contribuições que constam no comprovante de rendimentos recebido de sua empregadora e/ou a soma dos boletos pagos como autopatrocinado.

Empréstimo

Pergunta: Como posso saber o saldo devedor de meu empréstimo para ser informado no imposto de renda.

Resposta: O valor do saldo devedor do empréstimo em 31 de dezembro pode ser consultado em nosso site www.pssnet.com.br. “Ambiente do participante” – ” Demonstrativos”