A- A+
Ambiente do Participante

PSS Seguridade Social > PSS Informa > Opções do Plano C para 2009

Opções do Plano C para 2009

São Paulo, 28 de outubro de 2008.

NOVEMBRO: Mês para o Participante do Plano “C” realizar as opções de investimentos para 2009 e também indicar se é ou não Pessoa Politicamente Exposta.

Opções de investimentos: é no mês de novembro que os participantes do Plano “C” podem solicitar alterações do perfil de investimento e dos percentuais de contribuição. Relembramos que de acordo com o novo Regulamento do Plano “C”, aprovado pela SPC (PSS Informa de 01/07/2008), a partir de agora os administradores de investimentos não serão mais escolhidos pelos participantes, sendo definidos pela PSS.

Assim as alterações poderão ser realizadas diretamente no site da PSS na internet (instruções abaixo), no período de 07 a 28 de novembro, com vigência a partir de janeiro de 2009. Durante esse período os participantes poderão fazer quantas alterações forem convenientes, sendo que apenas a última será considerada.

Instruções: após acessar o site (www.pssnet.com.br), o participante deverá se identificar, informando CPF e senha pessoal. Caso ainda não possua senha, acionar Não sei a minha senha e seguir as instruções. Após isso, acionar o menu Meus Dados e em seguida Alterações de opções Plano C. Será mostrado então o formulário com as opções vigentes neste ano de 2008 e os campos a serem preenchidos para o ano de 2009.

As seguintes opções poderão ser alteradas:

1 – Contribuição Mensal Básica: percentual entre 3% a 8% do salário, com igual contribuição da Empresa;

2 – Contribuição Mensal Voluntária: percentual de livre escolha, a partir de 1%, para o participante que desejar aumentar a poupança e conseqüentemente o benefício futuro. Nesse caso não há contribuição da Empresa;

3 – Perfil de Investimento: manter ou substituir por um dos três perfis:

Renda Fixa Renda Variável (ações)

· A = Conservador:               80%                              20%

· B = Moderado:                    65%                              35%

· C = Agressivo:                    50%                              50%

Importante: a escolha do perfil de investimento deve seguir o seguinte critério, conforme a idade:

Idade em 2009 Perfil:

Até 50 anos                                   AB ou C

Maior de 50 até 55 anos                   A ou B

Maior de 55 anos                                A

Simulador: Caso o participante queira simular seu benefício futuro, com as alterações de contribuições, está disponível no site da PSS para download um simulador, em Excel, para essa finalidade.

Pessoa Politicamente Exposta: Para atender ao disposto na Instrução nº.26 da Secretaria da Previdência Complementar (SPC), que estabeleceu orientações e procedimentos a serem adotados pelas entidades fechadas de previdência complementar contra crimes de lavagem de dinheiro, foi incluído no formulário de opções do Plano C, cuja atualização é anual, uma questão, onde o participante deverá indicar se ele, seus familiares, representantes e outras pessoas de seu relacionamento próximo se enquadrem no conceito de Pessoa Politicamente Exposta (PPE). Para melhor entendimento há no próprio formulário uma definição desse conceito. Dessa forma, todo participante da PSS, inclusive aquele que não desejar realizar alterações de investimentos para 2009, mas que se enquadre no conceito de Pessoa Politicamente Exposta, deve acessar o formulário para realizar essa indicação.

PSS – SEGURIDADE SOCIAL

Diretoria Executiva

 


Contato

Em caso de dúvidas sobre as informações disponibilizadas ao lado entre em contato com nossa equipe.